Como nosso mestre Belchior!

04:18


Eu quero lhe falar meu grande amor, de como o domingo amanheceu com menos poesia no ar. De tudo que aprendi em discos, boa parte foi deste mestre das letras e dos arranjos musicais. O nordeste chora. O Brasil chora, perdendo mais um dos seus ícones da MPB. Belchior exalava poesia em suas melodias, algumas, inesquecíveis. Um bom exemplar é a música "Como nossos pais" ao citar o nome desta melodia, automaticamente pensamos em outro grande ícone da MPB (Elis Regina), mas na verdade a composição é de Belchior. eis um trecho da melodia:

"Minha dor é perceber que apesar de termos 

Feito tudo, tudo, tudo, tudo o que fizemos 

Nós ainda somos os mesmos e vivemos 
Ainda somos os mesmos e vivemos 
Ainda somos os mesmos e vivemos 
Como os nossos pais..."

Com um orgulho imensurável de ser nordestino, porém, Belchior escolheu o sul para viver e morrer, o que se sucedeu antes de ontem, dia (30) de abril. Foi sim uma perda, claro, meu avô possui a maioria do vinis deste grande cantor. Sua carreira iniciou- se no Ceará, como cantador de feira e poeta repentista. Sua família era totalmente musical, o pai tocava flauta e saxofone e a mãe cantava no coral da igreja. Contudo a principal influência não veio deles, e sim de Ângela Maria, Cauby Peixoto e Nora Ney. Em Fortaleza, estudou Filosofia e Humanidades, se formou e tentou estudar Medicina, o que conseguiu porém desistindo no 4° ano, para se dedicar totalmente a carreira artística e fez parte de um grupo juvenil de compositores, neste grupo se incluía o cantor Fagner e Ednardo.

Seu sucesso começou após a gravação do CD Alucinação... onde grandes músicas do cenário nacional, ganharam destaque e até hoje está nas memórias de muitos a exemplo "Velha roupa colorida", "Como nosso pais" que depois foram regravadas por Elis Regina e "Apenas um rapaz latino americano". Após outras de sua canções alcançaram sucesso, mas através de outros cantores, como "Paralelas" lançada por Vanusa, "Galos, noites e quintais" regravada por Jair Rodrigues e também "Comentário a respeito de Jhon", gravada pela cantora Bianca (Uma homenagem ao cantor Jonh Lenon). Por fim fundou sua própria produtora Paraíso Discos, se tornando mas tarde sócio do selo Cameratti. Após tudo isso, se separou da esposa, se casou com outra e desapareceu dos palcos, sendo até emitido B.O de desaparecimento por ele, e até sendo anunciado pela Globo, ele foi visto uma última vez em 2009 em um show do cantor tropicalista Tom Zé realizado em Brasília.. após esse encontro anunciou que estava se preparando para seu retorno com músicas inéditas, inclusive em espanhol.

Infelizmente isso não aconteceu, Belchior morreu em 30 de abril de 2017, aos 70 anos, na cidade de Santa Cruz do Sul e o governo do Ceará emitiu uma nota de pesar. A causa da morte foi rompimento da aorta, a principal artéria do corpo humano. 

Ele deixará saudades, descanse em paz Belchior... o nordeste foi muito bem representado por sua pessoa!

You Might Also Like

0 comentários