Chaplin: Um ícone mudo!

12:47


Não tem como começar a escrever sobre a 7° Arte, sem falar sobre este ícone memorável da mesma: Charles Chaplin é o seu nome. á exatos 128 anos nascia o homem que viria a ser o maior gênio das artes do século XX. O criador do personagem Carlitos influenciou e emocionou o mundo inteiro com suas megaproduções cinematográficas. No dia 16 abril de 1889 em Londres (Inglaterra), nascia Charles Spencer Chaplin. O sangue artístico já corria por suas veias, pois seus pais já eram artistas, ambos cantores e atores.
Uma curiosidade sobre Chaplin, é a sua mímica que se apresenta na sua infância e se estende em sua trajetória, iniciada através de uma doença que o deixou de cama e para que soubesse o que passava nas imediações, sua mãe passava horas na janela do seu quarto, reproduzindo com mãos, expressões da sua fisionomia as situações cotidianas. Observando isso, ele aprendeu não somente traduzir as emoções com as mãos e com sua face e assim passou a olhar  os seres humanos de maneira diferente.
Devido a sua infância díficil, após a separação dos pais, onde sua melhor relação era com sua mãe. Mesmo sob condições miseráveis,  incluindo a doença psiquiátrica de Hannah (Mãe de chaplin), mesmo diante dessas situações, as melhores lembranças foram ao seu lado.  Após o agravamento da doença de sua mãe, Chaplin e seu irmão mais velho, foram obrigados a irem morar em um orfanato, permanecendo lá até o final da sua adolescência.


Estreia nos palcos




Suas vertentes artísticas foram herdadas da sua mãe. Em uma determinada apresentação, Charles substituiu a sua mãe nos palcos, representando seu papel, com apenas 5 anos, potencializando a precocidade do futuro astro (ou se não dizer um mito) do cinema americano. Essa estreia foi tão impactante, que as pessoas emocionadas pela atuação, jogaram moedas em gratidão pelo espetáculo.  
Após sua estreia nos palcos e antes de dedicar-se totalmente a arte cinematográfica, Chaplin passou por diversos empregos, dentre eles:  Assoprador de vidro, ajudante de barbeiro, jornaleiro, balconista e empregado doméstico.

Fase da Keystone




Nesse inicio de fase, Chaplin iniciava a caracterização do que viria a ser o seu personagem mais consagrado, o palhaço branco “ Carlitos o vagabundo”
Nesses primeiros anos na Keystone, Chaplin ainda não se sentia “a vontade com suas atuações.” Declarou muitas vezes que não gostava do arquétipo agressivo, antissocial moldado pela produtora para o personagem. Essa atitude de Chaplin teve papel preponderante para que Chaplin iniciasse a criação de suas próprias produções. Neste período surgiu um contrato com a Essanay Studios, precisamente em 1915, que favoreceu de forma definitiva a lapidação do “vagabundo”, simultâneo a esse processo, Chaplin assinou um contrato de 670.000.000 dólares com a Mutual Film Corporation onde passou a dar início as suas primeiras super produções.


Principais Obras:

The Imigrant -1917.
The Kid -1921.
The Pilgrim -1923. 
The Gold Dream -1925.
The Circle -1929.
Modern Times -1936. 
The Great Dicatator -1940.




Até o próximo texto!

Jhorge Luys



You Might Also Like

0 comentários